História
 
História
Aos 04 de março de 1975 foi constituído um grupo de coordenação pastoral da saúde para dinamizar o trabalho nessa área, formando o Centro de Estudos de Pastoral da Saúde (CEPS), como setor do Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde (CESC), da Sociedade Beneficente São Camilo (SBSC). O grupo passou a se reunir semanalmente sob a coordenação do Padre Geraldo Bogoni, sendo o Padre Ademar Rover o secretário.
Em assembleia da SBSC, realizada aos 15 de novembro, o Centro de Estudos de Pastoral da Saúde teve seu nome alterado para: CAPS - Cultura, Antropologia e Pastoral da Saúde e passou a ser o mais novo departamento da SBSC (cf. Província Camiliana Brasileira. Boletim Oficial e Informativo, dezembro de 1975, Ano V, n. 37).
No dia 10 de abril de 1981, às 11h, na casa da comunidade religiosa de Vila Pompeia, a SBSC, em Assembleia Geral Extraordinária, criou mais um Departamento, o ICAPS, ou seja, o Instituto Camilo de Pastoral da Saúde, com a finalidade de desenvolver a Pastoral da saúde em âmbito regional e nacional, tanto no ambiente hospitalar, quanto paroquial e domiciliar, dentre ouras finalidades (cf. Província Camiliana Brasileira. Boletim Oficial e Informativo, julho – agosto de 1981 de 1975, n. 73).
A partir de 1986, o ICAPS estabeleceu parceria com a Coordenação Nacional da Pastoral da saúde da CNBB a fim de organizar cursos, palestras e congressos pelo Brasil. Além disso, publicou vários livros e materiais bibliográficos que são utilizados no processo de formação.
O ICAPS atende solicitações para cursos e palestras referentes a Pastoral da Saúde, assim como demandas de materiais de leitura e/ou devocional.
Timeline
  • 1975
    04 de março de 1975

    É constituído um grupo de coordenação de Pastoral da Saúde, composto por religiosos camilianos, para dinamizar o trabalho nessa área, formando assim o Centro de Estudos de Pastoral da Saúde (CEPS), como setor do Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde (CESC) da Sociedade Beneficente São Camilo (SBSC). O grupo passou a se reunir semanalmente sob a coordenação do Padre Geraldo Bogoni, sendo o Padre Ademar Rover o secretário.

  • 1975
    15 de novembro 1975

    Em assembleia da SBSC, o Centro de Estudos de Pastoral da Saúde teve seu nome alterado para CAPS (Cultura, Antropologia e Pastoral da Saúde) e passou a ser o mais novo departamento da SBSC.

  • 1981
    10 de abril de 1981

    A SBSC, em Assembleia Geral Extraordinária, criou mais um Departamento, o ICAPS, ou seja, o Instituto Camilo de Pastoral da Saúde, com a finalidade de desenvolver a Pastoral da Saúde em âmbito regional e nacional, tanto no ambiente hospitalar, quanto paroquial e domiciliar, dentre outras finalidades.

  • 1981
    1981

    A Campanha da Fraternidade com o tema "Fraternidade e Saúde"e o lema "Saúde para todos" impulsionou a realização dos congressos de Pastoral da Saúde, promovidos pelo ICAPS. Deu-se início também as Assembleias Nacionais de Pastoral da Saúde coordenadas pelo ICAPS, em conjunto com a Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo, e, a partir de 1990, com o apoio e envolvimento da Coordenação Nacional da Pastoral da saúde da CNBB.

  • 1981
    1981

    É realizado o Primeiro Congresso Brasileiro de Humanização e Pastoral da Saúde, sendo a USC encarregada da organização infraestrutural dos congressos e o ICAPS pela comissão científica.

  • 1983
    Julho a Setembro de 1983

    É publicado o primeiro número do boletim do ICAPS.

  • 1985
    Outubro de 1985

    Em um seminário promovido pela Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), realizado em Belo Horizonte, os participantes encaminham moção à CNBB solicitando que se organizasse a Pastoral da Saúde em nível nacional, com um objetivo, entre outros, de articulação.

  • 1985
    11 de fevereiro de 1985

    São João Paulo II institui a Pontifícia Comissão para a Pastoral dos Agentes Sanitários (para a Pastoral da Saúde).

  • 1986
    A partir de 1986

    O ICAPS estabeleceu parceria com a Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a fim de organizar cursos, palestras e congressos pelo Brasil, assim como publicar subsídios para serem utilizados no processo de formação.

  • 1986
    09 de maio de 1986

    A CNBB constitui oficialmente a Pastoral da Saúde e cria-se a Coordenação Nacional de Pastoral da Saúde. No triênio de 1991-1993, o Padre Christian de Paul Barchifontaine coordena a equipe nacional.

  • 1989
    01/02/1989 a 31/12/1993

    A União Social Camiliana (USC) passa a fornecer suporte financeiro para que o ICAPS pudesse desenvolver suas atividades.

  • 1989
    31/08 a 01/10 de 1989

    O Primeiro Encontro de Capelães Hospitalares é realizado.

  • 1992
    12 de maio de 1992

    São João Paulo II institui a Jornada Mundial do Enfermo, celebrada dia 11 de fevereiro de cada ano.

  • 1997
    1997

    O Centro Universitário São Camilo inaugura o Curso de Especialização em Bioética e Pastoral da Saúde.

  • 2000
    17 a 19 de outubro de 2000

    É realizado o I Congresso Ecumênico de Capelania Hospitalar.

  • 2010
    11 de fevereiro de 2010

    A diretoria do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (CELAM) oficializa as diretrizes da Pastoral da Saúde para a América Latina e Caribe, à luz do documento de Aparecida (2007) com o seguinte título: Discípulos missionários no mundo da saúde: guia para a Pastoral da Saúde na América Latina e Caribe.

  • 2016
    17 de agosto de 2016

    O Papa Francisco cria o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano e Integral, agrupando as competências e funções de quatro Conselhos Pontifícios, dentre eles, o Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde.

  • 2022
    05 de agosto de 2022

    O Centro Universitário São Camilo, em parceria com o ICAPS, inicia o curso de pós-graduação em Capelania Hospitalar: concepções e práticas da Pastoral dos Enfermos, na modalidade síncrona ao vivo. O curso iniciou-se com 44 alunos de diversos lugares do Brasil.

 
X Fechar
Receba mais informações

WhatsApp

Fale Conosco