São Camilo
Dia 14 de julho é a festa litúrgica do padroeiro dos doentes, dos hospitais e daqueles que cuidam dos doentes, SÃO CAMILO DE LELLIS. Com alegria fazemos memória de nosso Pai Fundador que inspirado por Deus, idealizou uma associação de homens de boa vontade, que se torna posteriormente Ordem religiosa, para servir os doentes com afeto maternal e com o coração nas mãos e na mente. 
O legado (ensinamentos e ações) de São Camilo, um santo do século XVII, continua atual para o século que acaba de atravessar dois anos de restrições sanitárias devido o enfrentamento de uma pandemia de Covid-19. Nas crises sanitária e nas calamidades, Camilo estava sempre na linha de frente, colocando-se a serviço para gerar vida e saúde aos mais fragilizados e vulneráveis. Ao moribundo, prestava-lhe os devidos cuidados, não o deixando, na fase final da vida, morrer sozinho, abandonado. Confortava-o sendo uma presença na vida daquele que estava partindo sem gozar da presença de familiares e amigos. 
Camilo, homem de boa vontade, santo, profeta e missionário num contexto sanitário precário, onde os trabalhadores da saúde eram mercenários e os doentes assistidos de forma desumana, contestador ao reformar e humanizar o ambiente e a assistência hospitalar. Exemplo de Bom Samaritano, ao derramar o óleo da consolação e o vinho da esperança aos doentes, ao consumir sua vida no mundo da saúde, enfermidade, sofrimento e finitude. Um místico que considerava o hospital território sagrado, sendo o quarto hospitalar a capela, o leito o altar e o doente o próprio Jesus no altar. 
Nosso Pai Fundador, São Camilo de Lellis, um doente para os doentes, trilhando os passos do Bom Samaritano, acolheu a todos, doentes e sofredores, com afeto maternal e o coração nas mãos. E nós, religiosos camilianos procuramos caminhar à sombra de São Camilo vivendo na camilianidade dentre de nossas competências e possibilidades.

Imagens
  • Vocação
  • Carisma
Vocação
Vocação é o chamado que Deus nos faz para assumirmos determinada missão ou trilharmos determinado caminho. Esses caminhos, embora diversos, possuem um mesmo horizonte, que é o próprio Deus e o seu Reino. Como a vocação é um chamado, ela exige se nós uma resposta, que deve ser dada de forma livre e consciente.
Camilo de Lellis, inspirado pelo Espírito Santo, descobriu nos hospitais sua verdadeira vocação: trabalhar em prol dos doentes com o coração cheio de amor e vendo neles a pessoa do próprio Jesus. Para responder a esse chamado, Camilo abraçou ainda a vocação religiosa e sacerdotal, a fim se cuidar dos doentes de forma mais completa, assistindo-os em suas enfermidades físicas e espirituais.
A vocação camiliana tem como modelo e exemplo a missão assumida por São Camilo: servir e amar os doentes com amor e cuidado maternos, contemplando nas suas feridas as mesmas chagas do Cristo Crucificado e em seus sofrimentos, a sua Paixão.
Muitos padres, religiosos e leigos, por meio de suas vocações específicas, testemunham em suas vidas esta bonita vocação. São continuadores da missão camiliana de estar junto aos enfermos, carregando no peito a cruz vermelha e no coração o amor para com os irmãos doentes.

Carisma
Os carismas são dons do Espírito suscitados em uma pessoa ou grupo. Tais carismas expressam-se através do seguimento de Cristo por meio de um serviço específico desempenhado para o bem da Igreja e do povo. O fundador de uma comunidade religiosa é sempre um carismático suscitado pelo Espírito, capaz de captar o desígnio do Pai nos sinais dos tempos e torná-lo realidade.
Diante dos contextos de sofrimento, negligência e miséria presentes nos hospitais e vivenciados pelos enfermos no período de Camilo, o santo sentiu-se inspirado pelo Espírito a doar-se no cuidado incondicional dos doentes. O modo como Camilo e seu grupo serviria a Deus seria assim: entre os leitos dos hospitais, diante dos gritos de agonia e dor, curando as feridas daqueles mais pobres e que tinham a saúde mais fragilizada.
O carisma camiliano brota do próprio Evangelho de Jesus. Camilo motivava seus companheiros a cuidarem dos doentes vendo neles a pessoa do Cristo, servindo-os tal como o bom samaritano que, ao ver o homem caído no caminho, não hesita em socorrê-lo, cuidar de suas chagas e empregar seu tempo e seus bens em prol de sua recuperação. Além disso, Camilo tinha confiança nas palavras do próprio Jesus quando diz: “Estive enfermo e me visitaste [...] Todas as vezes que fizestes isso ao menor dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes" (Mt 25, 36.40).
Hoje, nosso carisma exprime-se nas obras de misericórdia para com os enfermos, assumindo os serviços do mundo da Saúde. Colocamo-nos a serviço da pessoa do doente na globalidade do seu ser, prestando-lhe os cuidados necessários segundo suas necessidades e nossas capacidades e competências. Exercemos essa missão impelidos a viver, aprofundar e renovar o carisma deixado por nosso pai fundador, conservando o mesmo ardor que o motivou a fundar e a trabalhar nesta obra.
 
 
X Fechar
Receba mais informações

WhatsApp

Fale Conosco