Pastoral da Saúde nas Entidades Camilianas
Conforme as Diretrizes Gerais da Província Camiliana Brasileira para a Pastoral da Saúde nos estabelecimentos de suas Entidades, a Pastoral da Saúde está subordinada a diretoria administrativa. O responsável pela Pastoral da Saúde coordena as atividades pastorais e religiosas integrando-a com setores e serviços do estabelecimento. O gestor deve proporcionar os meios necessários para que esta cumpra seus objetivos. 

Recursos humanos. Capelão Hospitalar para atender as demandas sacramentais e desenvolver atividades evangelizadoras; um colaborador, habilitado pastoralmente, para coordenar a assistência religiosa espiritual na sinodalidde com a Pastoral da Saúde paroquial e (arqui)diocesana. 

Recursos materiais. Sala de apoio bem equipada; espaço orante e/ou capela com materiais litúrgicos; folder informando as atividades; documentação padronizada. 

Regimento Interno. Deve sempre ser readequado e/ou reformulado para adaptá-lo as circunstâncias pastorais atuais. 

Relatório. Mensalmente apresenta a equipe gestora relatório estatístico e descritivo de suas atividades. Anualmente entrega a paróquia de sua jurisdição relatório quantitativo dos sacramentos administrados no estabelecimento. 

Sinodalidade com a comunidade local. Promove parcerias e encontros entre os agentes de Pastoral a fim de apoiar, estimular e enriquecer mutuamente no desempenho de sua missão pastoral e espiritual. Assim como, apoiar, incentivar e participar dos eventos da sociedade civil que promovam saúde para todos e defesa da vida em todas as suas fases.


 
X Fechar
Receba mais informações

WhatsApp

Fale Conosco