Capelania Hospitalar
Uma das áreas de atuação da Pastoral da Saúde na sua dimensão solidária. Desenvolve e atende as demandas religiosas espirituais da comunidade hospitalar: pacientes e seus familiares, acompanhantes, profissionais da área da saúde, dentre outros.

Direito do enfermo e dever da Igreja
“O cuidado pastoral dos enfermos consiste na assistência espiritual e religiosa. Ela é um direito fundamental do enfermo e um dever da Igreja (Mt 10,8; Lc 9,2; 19,9). Não a assegurar, torná-la discriminatória, não a favorecer e impedi-la são violações desse direito” (PONTIFÍCIO CONSELHO PARA A PASTORAL NO CAMPO DA SAÚDE. Nova Carta aos Agentes de Saúde. Documentos da Igreja, 52, n. 135). 

Tarefa essencial e específica da pastoral da saúde, mas não exclusiva  
“Ela é tarefa essencial e específica, mas não exclusiva, do agente de pastoral da saúde. Pela necessária interação entre as dimensões física, psíquica e espiritual da pessoa e por dever de testemunho da própria fé, todo agente de saúde é chamado a criar condições para que a quem pede, ou explicitamente, ou implicitamente, seja assegurada a assistência religiosa” (Idem, n. 135). 

Espaços adequados, decorosos e instrumentos 
“A assistência religiosa comporta, no interior das estruturas de saúde, a destinação de espaços apropriados e decorosos e de instrumentos idôneos para que seja desenvolvida” (Idem, n. 136). 

Unidades de Saúde: espaços de missão 
“Valorizar, urgentemente, como espaço missionário os hospitais...” (CNBB, Documento 109, n.196). 

Capela
Na existência de uma capela ecumênica ou um espaço orante, entre em contato com o responsável pela gestão do espaço e verifique a possibilidade de realizar celebrações eucarísticas. Sendo designado um espaço para instalar a Capela com a presença do Santíssimo, solicite do bispo diocesano a licença canônica. 

Capelão Hospitalar
Para o ofício de Capelão Hospitalar é necessário o decreto de nomeação e provisão emitido pelo bispo diocesano. Na sua ausência, o pároco local atende e/ou faz os devidos encaminhamentos quanto as demandas religiosas pastorais da comunidade hospitalar. 

Equipe de Pastoral 
Os espaços para tratamento médico terapêutico são bem complexos e diversos, sendo assim, o discípulo missionário deve apoderar-se da missão, visão, valores, estrutura e cultura organizacional da unidade de saúde. Dependendo do tipo de unidade e equipamentos de saúde, a Equipe de Pastoral deve receber a devida preparação para melhor prestar assistência religiosa espiritual. Em situações específicas, deve-se receber capacitação diferenciada para atuar na assistência religiosa espiritual com crianças; descapacitados; enfermo mental; enfermo idoso; alcoólico e farmacodependente; com câncer; portador de HIV-Aids, dentre outros. 
Defina a função (missão), competências de cada componente da Equipe (coordenador, secretário, tesoureiro, assistente eclesiástico) para favorecer o bom desempenho das atividades religiosas espirituais. A Equipe deve encontrar sua própria organização estrutural, buscando ser simples, funcional, flexível e adaptável a processos de mudanças eclesiais, pastorais e administrativos da unidade de saúde. 


 
X Fechar
Receba mais informações

WhatsApp

Fale Conosco