Morre o Superior Geral do Camilianos, Pe. Leocir Pessini

Pe. Leocir Pessini (maio 1955 – julho 2019)

Na madrugada de 24 de julho de 2019, faleceu no Hospital São Camilo da Granja Viana, Cotia - SP, o Pe. Leocir Pessini, superior geral da Ordem dos Ministros dos Enfermos.

 

Velório e sepultamento




25 de julho

12h – Chegada do féretro – Missa de acolhida

15h – Hora da Misericórdia

15h30 – Missa

18h – Vésperas

19h – Missa

21h – Missa

23h – Vigília de oração pela Páscoa do Pe. Leocir

 

26 de julho


00h – Missa

3h – Ofício das Leituras

6h – Laudes

7h – Missa

9h – Missa – Presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo

Em seguida, sepultamento no cemitério do Santíssimo Sacramento.

 

Endereço do velório

Paróquia Nossa Senhora do Rosário

Av. Pompeia, 1250

Bairro Pompéia 

São Paulo – SP

 

Breve histórico

Pe. Leocir nasceu em 14 de maio de 1955, na cidade de Ibicaré – SC. Ainda na infância, seus pais mudaram-se para a cidade de Arroio Trinta – SC e depois para Iomerê – SC.

Pe. Leo ingressou no seminário São Camilo em Iomerê-SC. Iniciou o noviciado em 25 de janeiro de 1974. A primeira profissão religiosa na Ordem dos Ministros dos Enfermos foi em 26 de janeiro de 1975.

A profissão perpétua aconteceu em 25 de janeiro de 1978, a ordenação diaconal em 21 de fevereiro de 1980 e a ordenação presbiteral em 23 de outubro de 1980, por Dom Paulo Evaristo Arns.

Pe. Leo é doutor em Bioética e tornou-se um grande referencial dessa área no Brasil. Escreveu inúmeros livros sobre o assunto e ministrou inúmeros cursos no Brasil e em outros países.

Dentre suas atividades como religioso camiliano, foi: Diretor do ICAPS – Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde; Capelão do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo; Superintendente da união social camiliana; Vice-reitor do centro universitário São Camilo; Conselheiro provincial, Provincial da Província Camiliana Brasileira por 04 anos e, em 18 de junho de 2014, foi eleito o 60º superior geral da Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) para o mandato de 2014-2020.

Como geral, visitou todas as comunidades da Ordem e encontrou a todos os coirmãos, condividindo as angústias e esperanças no grande desafio de encarnar o carisma da misericórdia.

Depois da descoberta da doença, em setembro de 2018, passou alguns meses de terapia em Roma. Em março de 2019, transferiu-se para São Paulo. Os cuidados oferecidos pelos médicos, a fraternidade dos coirmãos e o afeto dos seus pais e suas irmãs acompanharam e consolaram-no no seu encontro com o rosto bom e misericordioso de Deus Pai.

Somos agradecidos a Deus, Senhor da Vida, pela vida e vocação camiliana de Pe. Leocir.

 

Pe. Mateus Locatelli - Secretário Provincial

 
Indique a um amigo