Por Pastoral da Saúde entendemos: a ação evangelizadora de todo Povo de Deus, comprometido em promover, cuidar, defender e celebrar a vida, tornando presente a missão libertadora e salvífica de Jesus no mundo da Saúde. Dessa forma, o objetivo geral da pastoral passa pela justiça e pela solidariedade na opção preferencial pelos pobres enfermos. Ou seja, evangelizar, com renovado espírito missionário, o mundo da saúde. A partir disso a Pastoral da Saúde foi organizada abrangendo três dimensões: Dimensão Solidária; Dimensão Comunitária e Dimensão Político-Institucional.

Vejamos, então, cada uma delas.

 

 

Objetivo: “ser presença de Jesus, Bom Samaritano, ao lado dos doentes e dos que sofrem, no ambiente familiar, nas comunidades e nas instituições da saúde”.

Essa dimensão tem como objetivo favorecer a promoção e a educação em saúde com ênfase na saúde pública e no saneamento básico, agindo de maneira preferencial, no campo da prevenção das enfermidades e da promoção de estilos de vida saudáveis.

Essa dimensão tem uma atuação mais política e social a fim de lutar para que todos tenham acesso a um atendimento de saúde com qualidade e respeito a sua devida dignidade.